A Nissan apresentou, no Rio de Janeiro, um protótipo baseado no furgão elétrico e-NV200 que funciona com a tecnologia e-Bio Fuel Cell, sistema movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC, na sigla em inglês), que gera energia elétrica a partir de etanol, água e ar. O motor aqui é elétrico e não há qualquer combustão. O álcool e a água entram no sistema apenas para produzir hidrogênio, gás que será responsável por abastecer a pilha de combustível, gerando a eletricidade. O tanque de combustível é conectado a um reformador catalítico, onde o álcool puro ou com até 55% de água é aquecido e tem suas moléculas quebradas, num processo que resulta em hidrogênio, oxigênio e carbono. Os elementos são enviados para a célula de combustível, que transforma os dois primeiros novamente em água. Nessa etapa, a movimentação das partículas gera eletricidade. A energia é armazenada em uma bateria de 24kWh, enquanto parte do gás carbônico volta para aquecer o reformador. O resto sai pelo escape, juntamente com a água na forma de vapor. Apesar de o veículo apresentado já ser totalmente funcional, a marca ainda não revelou uma data para o início das provas, mas a previsão é que a tecnologia e-Bio Fuel Cell esteja disponível no mercado global em 2020.